top of page

POLARYS

Polarys.png

QUER LOCAR A POLARYS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

polarys

O Polarys criolipólise de contraste da Ibramed é um equipamento que possibilita 4 modos de trabalho, a criolipólise convencional, de contraste, de preparo e o modo reperfusão, com a opção de modo contínuo e pulsado do vácuo. Trabalha com uso simultâneo de 2 aplicadores com controles independentes. Acompanha aplicadores e sua temperatura real pode variar de 42°C a -8°C, possui a função exclusiva de modo de autolimpeza dos aplicadores/cabos (Clean Mode) e Step Mode para criar e salvar os modos de tratamento particulares. 

 

O termo criolipólise define-se como seleção e resfriamento, onde acontece a seleção da célula de gordura e, em seguida, o resfriamento dessa célula. Este processo gera uma cristalização da célula adipócita, ocorrendo assim a apoptose da célula (morte programada). 

 

O Polarys é uma evolução na tecnologia de criolipólise, onde ocorre um aquecimento antes e depois do resfriamento, garantindo assim de 25% a 42% de redução da gordura localizada (camada adipócita) da região tratada, trazendo resultados mais eficazes para seu paciente, com resultados aparentes a partir da 1ª sessão de tratamento. Para a Criolipólise de Contraste, de Reperfusão e de Preparo, o equipamento possibilita o ajuste do tempo de aquecimento pré e/ou pós-resfriamento e modo de seleção manual para livre programação dos parâmetros.

 

É um tratamento seguro por apresentar um sistema de resfriamento eficaz que garante a estabilidade da temperatura selecionada durante o uso simultâneo de ambos os aplicadores em todo tempo de tratamento. Possui um design moderno e permite o ajuste da temperatura do Peltier no display (variável -8°C a +8°C), com visualização real e instantânea da temperatura do aplicador, evitando efeitos adversos como as tão temidas queimaduras. Além de possuir um tutorial informativo, promovendo praticidade ao profissional.

 

 

AÇÕES E BENEFÍCIOS

 

- Led Vermelho que indica o pré e pós-aquecimento.

- Led Verde que indica o momento do resfriamento.

- Modalidade totalmente programável permitindo ao terapeuta realizar o resfriamento isolado ou aquecimento e resfriamento simultaneamente.

- Reservatório de água com grande capacidade de armazenamento (aproximadamente 10 litros), otimizando a extração de temperatura e trazendo mais segurança ao profissional.

- Controle fiel da temperatura do Peltier: visualização real e instantânea da temperatura, ajustável de -8°C a 8°C. Estudos comprovam que temperaturas negativas não potencializam o efeito, aumentando o risco de lesão ou reação adversa.

- 4 modos de vácuo: contínuo e pulsado 1, 2 e 3. Os modos pulsados permitem o tratamento de áreas mais doloridas e aderidas com maior conforto e menor risco de hematomas. Efetivo em manter a sucção no uso simultâneo dos aplicadores.

- Diversos tamanhos de aplicadores, permitindo o tratamento de diferentes áreas e biótipos.

- Senha para desbloqueio: acesso permitido somente para pessoas autorizadas.

- MANUAL SELECT para programação independente dos aplicadores.

- STEP MODE para criar e salvar modos de tratamento personalizados.

- CLEAN MODE para higienizar de forma automática os aplicadores e cabos.

- Sistema eficaz no resfriamento (~ 10 litros de água).

 

É indicado para tratamento conservador da gordura localizada, para modelagem não-invasiva do contorno corporal e no pós-operatório de lipoaspiração.

 

É contraindicado o uso em gestantes, em pacientes com dispositivo eletrônico implantado (exemplo: marca-passos cardíaco), em áreas neoplásicas ou sobre áreas na qual algum tumor tenha sido removido, em crianças, idosos ou pacientes com alta sensibilidade ao frio (crioglobulinemia), pacientes com intolerância a crioterapia, com síndrome de Raynaud, sobre áreas isquêmicas (nas quais o suprimento sanguíneo pode ser incapaz de suprir a demanda metabólica resultando em necrose) e sobre sobre feridas abertas ou infectadas.

 

 

APLICADORES

 O Polarys acompanha aplicadores que permitem o tratamento de diferentes áreas e biótipos. Possibilita o uso de dois aplicadores com controles independentes trabalhando simultaneamente para melhores resultados, com manutenção efetiva e individual de temperatura. 

 

 Sistema de vácuo efetivo na manutenção da sucção durante o uso simultâneo dos aplicadores. Possui vácuo contínuo e 3 tipos de modo pulsado, o que garante o tratamento de áreas mais doloridas e aderidas com maior conforto e menor risco de equimoses. O controle do modo e intensidade do vácuo pode ser realizado no próprio aplicador.

 

MECANISMO DE AÇÃO

 

- A criolipólise convencional pode ser descrita como um sistema que atua por meio do resfriamento (extração de temperatura) em conjunto a um sistema de sucção a vácuo assistido, gerando a cristalização e a subsequente apoptose das células do tecido adiposo. 

 

- A criolipólise de contraste inclui períodos de aquecimento no início e no final do procedimento. A técnica se baseia no uso da temperagem (calor/frio/calor - técnica utilizada na indústria alimentícia para induzir a cristalização de lipídeos) para favorecer a cristalização do maior número de adipócitos com a possibilidade de uma maior destruição celular. 

 

- A criolipólise de reperfusão inclui período de aquecimento no final do procedimento. O uso do calor após o tratamento convencional pode se sustentar também pela hipótese da formação de espécies reativas de oxigênio, pois favorece a reperfusão/recuperação tecidual de forma possivelmente mais acentuada com melhora de resultados por indução de danos adicionais aos adipócitos do local tratado. 

 

- A criolipólise de preparo inclui períodos de aquecimento no início do procedimento. Objetiva aumentar a maleabilidade de tecidos mais compactados e favorecer a sucção do tecido pelo aplicador.

 

 

EFEITOS FISIOLÓGICOS ESPERADOS

 

• Cristalização dos lipídeos (causada pelo frio) : Determinada extração de temperatura (aproximadamente 8°C) induz a cristalização da gordura contida nos adipócitos. Esse efeito dispara a morte celular dos adipócitos que são muito mais susceptíveis ao frio que as outras células da pele e tecido subcutâneo. Os efeitos induzidos pela cristalização são irreversíveis. 

 

• Lesão por reperfusão (por espécies reativas de oxigênio) : Dano tecidual causado quando o fornecimento de sangue retorna para o tecido após um período de isquemia ou falta de oxigênio. A dinâmica entre estase vascular e a reperfusão tecidual induz a produção de ROS (espécies reativas de oxigênio). A ausência de oxigênio e nutrientes do sangue durante o período de resfriamento cria uma condição na qual o restabelecimento da circulação resulta em inflamação e dano oxidativo através da indução do stress oxidativo, ao invés da restauração da função normal. 

 

• Paniculite inflamatória (inflamação produzida pelo frio) : O processo inflamatório causado nos adipócitos pela cristalização e subsequente reperfusão se reflete pelo fluxo de células inflamatórias que pode ser observado por volta do 3º dia após o tratamento e apresenta um pico aproximadamente no 14º dia com a presença de infiltrado contendo histiócitos, neutrófilos, linfócitos e outras células mononucleadas. 

 

• Gradual remoção dos resíduos celulares por fagócitos : Entre 14º e 30º dias após o tratamento, macrófagos e outros fagócitos envolvem e digerem as células adiposas como parte de uma resposta natural à injuria. 

 

• Diminuição do número de adipócitos e remodelagem corporal :  4 semanas após o tratamento, a inflamação e o volume de adipócitos diminuem. Entre 2 a 3 meses depois do tratamento os septos interlobulares se espessam e o processo inflamatório desaparece

bottom of page